Desde 1979 quando surgiu o primeiro documento que tentava classificar todos os Distúrbios do Sono existente nos seres humanos, o conhecimento de um fenômeno tão instigante e presente em todos nós, o sono, foi tomando destaque na pesquisa científica ao redor do mundo.
Hoje conhece-se mais de oitenta problemas relacionados ao sono (segundo a mais recente Classificação Internacional de Distúrbios do Sono) e o quanto isso impacta a nossa vida.
Mais do que reestabelecer nossa energia para o outro dia, o sono está relacionado com:
- Restauração da imunidade.
- “Limpeza” cerebral (através da retirada de impurezas).
- Aumento na memória e armazenamento de informações.
- Alívio do estresse
- Fortalecimento de novas conexões cerebrais (sinapses).
Já a Medicina do Sono é o ramo da área médica que se preocupa em investigar com pesquisas científicas o papel do sono na vida dos indivíduos, examinar os transtornos e propor os melhores tratamentos.
Apesar das primeiras organizações brasileiras sobre os estudos do sono terem início em meados da década de 80 (com o primeiro Congresso Brasileiro do Sono), apenas em 2011 essa área foi formalizada no Brasil, sendo assim moderna e em constante atualização
São casos ideais para serem investigados por um especialista em Medicina do Sono:
- Insônia (dificuldade de dormir ou de se manter dormindo o tempo necessário).
- Sonolência (sensação de se ter muito sono) durante o dia.
- Movimentos ou emissão de sons anormais durante as noites.
- Roncos altos.
- Aparência de que a pessoa parou de respirar enquanto dorme.
A Consulta Médica Especializada em Medicina do Sono é um recurso importantíssimo para as pessoas que sofrem com problemas relacionados ao dormir.
Diferente dos outros profissionais que também atendem as pessoas que sofrem com noites ruins, o Médico do Sono passou por formação rígida em regime de Residência Médica estudando apenas essa problemática a fim de ter mais recursos e conhecimentos para ajudar.
Durante a minha consulta procuro deixar as pessoas à vontade para me contar tudo que acham importante sobre o seu sono, além de proporcionar um ambiente tranquilo, agradável e sem julgamentos para que juntos possamos alcançar os melhores objetivos com um tratamento adequado e seguro.
O tratamento é personalizado e pode ser realizado por múltiplas formas, alguns casos necessitam usar medicamentos, já outros são instituídos tratamentos efetivos não farmacológicos.
Temos à disposição dois exames complementares importantes: a Polissonografia Domiciliar (também chamada de Polissonografia do Tipo III) e a Actigrafia.
Ambos você pode saber um pouco mais nesse link.
Dormir bem é um sonho possível.
Contem conosco.